• Carregando...

Os patrocinadores de uma provocativa exposição de pôsteres que causou constrangimento e furor na Áustria, usando referências sexuais explícitas para falar das relações sociais e econômicas na União Européia, decidiram ceder à pressão e retirar as obras mais escandalosas.

A imagem mais polêmica - parte de uma série exibida em painéis eletrônicos por toda Viena, numa exposição financiada pelo governo - mostra três modelos nus simulando sexo: uma mulher com máscara do presidente dos EUA, George W. Bush, uma outra com máscara da rainha Elizabeth II da Inglaterra e um homem mascarado como Jacques Chirac, presidente da França. Outra imagem que está saindo de cartaz é a de uma mulher apenas de calcinha, deitada com as pernas abertas. A estampa da roupa íntima é o círculo de estrelas que simboliza o bloco europeu.

Segundo a agência de notícias austríaca APA, os organizadores do projeto chegaram a um acordo com os artistas Carlos Aires, da Espanha, e Tanja Ostojic, da Sérvia, para retirar as imagens. Os pôsteres são parte de 150 imagens do projeto "euroPART", organizado pela organização de arte 25peaces.

Segundo a APA, os artistas disseram que se sentiram melhor com a retirada de seus trabalhos, porque a polêmica estava fazendo com que as demais obras passassem despercebidas.

O chanceler (chefe de governo) Wolfgang Schuessel havia pedido aos artistas a retiradas dos pôsteres. A situação é especialmente constrangedora para Schuessel porque o país assume a presidência rotativa da UE em 1º de janeiro. O projeto de arte recebeu um milhão de euros do governo da Áustria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]