Mulheres deixam mensagens em bandeira gigantesca do Paraguai, na semana em que o país comemora os 200 anos de independência| Foto: Christian Rizzi/Gazeta do Povo

Retrato do país mostra inúmeros imigrantes, inclusive brasileiros

Engana-se quem associa o Paraguai apenas ao indígena e ao espanhol. Uma mistura de povos faz parte do país, a começar pelos brasileiros, que formam a maior colônia, com cerca de 300 mil imigrantes e descendentes.

Iniciado pelos espanhóis, o período colonial atraiu povos de várias nações ao longo do tempo. Italianos, alemães, ucranianos e japoneses.

Os alemães e japoneses dividem com os brasileiros o trabalho na agricultura e plantação de soja. Há cidades onde a maioria dos imigrantes e descendentes tem origem estrangeira. Uma delas é a Colônia Iguazú, a 40 quilômetros da fronteira entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, onde a referência é a imigração japonesa, que começou na década de 1940, após a Segunda Guerra Mundial.

Outro grupo marcante no Paraguai é dos menonitas – movimento religioso que surgiu na época da reforma protestante. Os menonistas começaram a deixar a Rússia e chegaram ao Pa­­raguai por volta de 1920 para fu­­gir da perseguição religiosa. Hoje estão espalhados pelo país e são referência na pecuária leiteira.

No Paraguai, conseguiram um campo fértil para manter as tradições religiosas. A maioria vive na região do Chaco paraguaio, onde a temperatura chega 50ºC no verão e até -5ºC no inverno.

Ao emaranhado cultural, so­­mam-se árabes, chineses e coreanos, presentes no comércio de Ciudad del Este e Assunção.

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Índios

Guaranis são maioria entre 16 povos

O Paraguai tem 16 povos indígenas diferentes, com predomínio dos guaranis, subdivididos em: mby´a, avá e tavytera. No país, há ainda representantes dos aché, toba, maká, ayoreo e nivakle. Estima-se que o número de indígenas no país não passe de 25 mil.

Autodidata na temática indígena, o paraguaio Francisco Amarilla, morador de Foz do Iguaçu, diz que os índios sofreram muito com as guerras que assolaram o país e também com a colonização.

Na opinião de Eugênio Farinha, 26 anos, que vive com a feitura de bordados em bonés nas ruas de Ciudad del Este, as guerras atrasaram demais o país. "Foi uma experiência que não deveria se repetir", afirma.

Para Amarilla, a fase pós-Independência foi mais penosa para eles. "Na guerra, o envolvimento dos índios foi indireto, mas, durante a colonização, foi direto porque o conflito ocorreu no próprio território deles", explica.

Hoje, os indígenas paraguaios vivem em comunidades, algumas mais prósperas, a exemplo dos achés. Os que mais sofrem são os guaranis. Muitos não conseguem se fixar nas aldeias, carentes de infraestrutura, e insistem em ficar nas ruas, perambulando como mendigos. (DP)

O Paraguai passa a ostentar hoje o status de país com dois séculos de independência, mas tem pela frente o desafio de consolidar as garantias constitucionais e superar a desigualdade social. Embora esteja entre as primeiras nações latino-americanas a escapar do jugo espanhol, em maio de 1811, o Paraguai passou nos últimos 200 anos por uma sucessão de ditaduras e guerras que deixaram cicatrizes na população.

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Com cerca de 6 milhões de habitantes, o país tem uma imagem um tanto negativa. Mazelas ligadas ao narcotráfico, ao contrabando e à corrupção dominam um Paraguai bilíngue (espanhol e guarani) que tem terras férteis e alta produtividade de soja, além de personalidades reconhecidas internacionalmente, entre elas, o escritor Augusto Roa Bastos (1917-2005), vencedor do prêmio Cervantes, o mais importante da literatura em língua espanhola, em 1989.

A festa do bicentenário, coroada pela aprovação no Senado brasileiro do aumento da tarifa paga pelo Brasil pela energia de Itaipu comprada do Paraguai, elevou a autoestima do paraguaio e o sentimento nacionalista. Fachadas de lojas e residências exibem a bandeira do país. Po­­rém, diante da realidade, a população ainda demonstra cautela.

Aura

O professor da Universidade Nacional del Este (UNE), José Luis Guggiari, vê com restrições a aura de independência. "Ainda há uma dependência econômica que não se vê por laços muito aparentes", diz. Guggiari refere-se, por exemplo, a multinacionais que hoje dominam mais de 50% das exportações paraguaias e as relações, às vezes tensas, que o Paraguai tem com os dois vizinhos, Brasil e Ar­­gentina.

Em meados de 1973, Guggiari integrou a fileira de paraguaios que protestaram contra o chamado "entreguismo" do ditador Al­­fredo Stroessner ao selar o Trata­­do de Itaipu. Na visão dele, o que se estabeleceu foi uma cessão de energia e não um acordo de compra e venda. "Essa é uma dívida de soberania", salienta.

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Para o analista político Alfre­­do Boccia, apesar de independente, o Paraguai passou por muitos episódios de governos autoritários, além dos 35 anos da ditadura militar (1954-1989).

Mesmo depois de os patriotas terem proclamado a Independên­­cia, o país foi submetido a poderes autocráticos, um deles do pró­­prio Gaspar Rodríguez Francia um dos próceres da independência, nomeado ditador temporário, em 1814, e ditador perpétuo, em 1816. Ele ficou à frente do país até a morte, em 1840.

Guerras

O histórico de governos autocráticos, somado às guerras da Trí­­plice Aliança (1864-1870) e à Guerra do Chaco, entre Paraguai e Bolívia (1932-1935), fragilizaram o país, na visão de Boccia, que hoje convive com problemas decorrentes da falta de segurança e da informalidade no comércio de fronteira.

Na avaliação de Boccia, nesses mais de 200 anos de história, somente agora, no século 21, o Paraguai passa por uma boa fase de liberdade, ainda que marcada pela pobreza e pela desigualdade social. Para ele, o passado comprometeu o presente."A falta de experiência se mostra hoje na fragilidade institucional do país", diz.

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Na análise da historiadora Mil­­da Rivarola, o desafio do Pa­­raguai pós-bicentenário é construir o conceito de república, difundido a partir da Revolução Francesa (1789).

Neste aspecto, é necessário avançar no que diz respeito aos direitos políticos e sistema eleitoral, por exemplo, além de conquistar outros princípios basilares do regime republicano: a igualdade e a fraternidade. Em relação a outro pilar republicano, a liberdade, o país tem mostrado sinais de avanço, so­­bretudo após a queda da ditadura.

Para Rivarola, os princípios republicanos não prosperam no Paraguai em razão de alguns fa­­tores, em parte pela forma de desenvolvimento econômico, incluindo a má distribuição de terras. Outro aspecto que pesa é o sistema político anacrônico com partidos dominados pelos caudilhos e falta de transparência eleitoral.

Resquícios

A Guerra da Tríplice Aliança, considerada por muitos historiadores como o maior genocídio da América, ainda povoa o imaginário dos paraguaios. O país, que teve as fronteiras marcadas a sangue segundo Rivarola, foi massacrado por tropas brasileiras, argentinas e uruguaias, financiadas, em parte, pela Inglaterra. A população de 1,3 milhão de habitantes na época, passou a ter 200 mil depois do combate, a maioria mulheres.

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Na geração mais jovem, os resquícios da guerra não trazem necessariamente um sentimento antibrasileiro. "Os brasileiros, pa­­ra nós, são irmãos", diz Gui­­lherme Romero, 34 anos. O discurso de Romero ressoa no país, que se sente mais próximo do Bra­­sil do que da própria Argen­­tina.

"Foi uma experiência que não deveria se repetir. A guerra atrasou muito o país", diz Eugênio Fa­­rinha, 26 anos, que vive com a feitura de bordados em bonés nas ruas de Ciudad del Este, fronteira com Foz do Iguaçu.

Para a historiadora Milda Ri­­varola, a antibrasilianidade derivada da guerra é recorrente no discurso dos campesinos sem-terra, que identificam os brasileiros hoje como os grandes plantadores de soja que dominam a agricultura. Também na reação da elite urbana que clama pela soberania energética da Itaipu. "A guerra é como um ícone histórico que se usa em meio à retórica política", diz.