Rebelde carrega o corpo de seu irmão, morto em Aleppo| Foto: Zac Baillie/AFP

O presidente da Síria, Ba­­shar Assad, afirmou ontem que as forças de seu governo precisam de tempo para vencer a guerra civil que corrói o país. "Nós estamos lutando em uma guerra global e regional, então é preciso de tempo para vencê-la. (...) Nós estamos avançando. A situação está praticamente melhor, mas ainda não foi decidida", disse Assad em uma rara entrevista.

CARREGANDO :)

Ontem, insurgentes sírios afirmam que destruíram cinco helicópteros militares em um aeroporto entre as cidades de Idlib e Aleppo, no norte do país.

A entrevista de Assad foi exibida por uma emissora privada de televisão da Síria, chamada Dunya. O ditador sírio também disse que enfrenta dificuldades em esmagar a rebelião por causa da ingerência de potências externas.

Publicidade

As declarações de Assad são um sinal de que o regime pode estar se preparando para um conflito prolongado contra os rebeldes em múltiplos frontes, incluindo Damasco, capital da Síria, Alepo, a maior cidade do pais, e diversas outras cidades da nação. Também parecem reforçar os comentários de Assad para um representante do Irã que visitou-o no fim de semana, de que a luta continuará "a qualquer preço."

Os rebeldes batalham para tirar Assad do poder. Ele chegou à presidência em 2000 ao suceder seu pai, o falecido Hafez Assad, que governou o país com mão de ferro por 30 anos.

Pelo menos 20 mil sírios foram mortos no conflito que começou em março de 2011, afirmam ativistas.