• Carregando...

Ron Kirk, responsável pelo comércio exterior do governo Barack Obama, informou ontem que deixará o posto. Com as relações entre Brasil e EUA norteadas sobretudo pelos interesses comerciais dos dois lados, o cargo é um dos mais importantes – se não o mais – para Brasília.

Não foi ainda anunciado quem o substituirá no USTR (escritório do representante comercial, em inglês), agência com peso de ministério.

"No primeiro mandato do presidente Obama, o comércio foi uma parte importante dos esforços do governo para fomentar os empregos aqui nos EUA. Estou orgulhoso da contribuição do USTR para a recuperação da economia americana em curso", escreveu Kirk em comunicado distribuído a jornalistas. Advogado e ex-prefeito de Dallas (Texas), o embaixador já havia anunciado a intenção de deixar o gabinete após quatro conduzindo as negociações comerciais do país.

O embaixador é respeitado, mas bateu de frente com o país nas negociações para a moribunda rodada Doha para a liberalização do comércio global e nas discussões sobre subsídios dos EUA aos plantadores de algodão, condenados pela Organização Mundial do Comércio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]