• Carregando...
Lado a lado, duas imagens do asteroide P/2013 P5, que parece ter seis caudas | REUTERS/NASA
Lado a lado, duas imagens do asteroide P/2013 P5, que parece ter seis caudas| Foto: REUTERS/NASA

O telescópio Hubble detectou um asteroide irradiando o que pareciam ser seis caudas de cometa, tornando-o parecido com um "irrigador de grama rotativo". Geralmente os asteroides aparecem como pequeninos pontos de luz para astrônomos. O asteroide P/2013 P5 tem liberado poeira periodicamente durante pelo menos cinco meses e pode estar num processo de fracionamento até se desintegrar totalmente. Os detalhes da observação estão no "Astrophysical Journal Letters".

"Ficamos estarrecidos quando o avistamos", afirmou à BBC o professor Dave Jewitt, da Universidade da Califórnia. "Ainda mais impressionante é a estrutura da cauda, que se modifica drasticamente em apenas 13 dias à medida que ela solta poeira. Isto também nos pegou de surpresa. É difícil acreditar que estamos olhando um asteroide."

Os astrônomos descobriram o objeto em agosto, usando o telescópio Pan-STARRS, no Havaí. Na ocasião, a imagem era muito confusa. As várias caudas foram descobertas quando o Hubble foi usado em 10 de setembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]