• Carregando...

Os astronautas do Discovery completaram a primeira caminhada espacial da atual missão do ônibus espacial, a primeira viagem espacial tripulada da Nasa desde o desastre do Columbia. Durante a jornada de sete horas de trabalho no exterior da nave, eles restauraram um equipamento de navegação crítico para a Estação Espacial Internacional e testaram técnicas experimentais de reparo do escudo antitérmico, desenvolvidas para prevenir outro desastre como o do Columbia.

O dano que causou a tragédia é do mesmo tipo que o Discovery sofreu no lançamento, nesta semana, ainda que, aparentemente, com gravidade menor. Pelo menos duas das placas cerâmicas antitérmicas que recobrem a parte inferior da nave foram comprometidas. Mas os astronautas apenas testaram técnicas na área externa de trabalho da nave em amostras de placas propositalmente danificadas - eles não fizeram reparos nas áreas comprometidas.

- Que vista! - deslumbrou-se o astronauta japonês Soichi Noguchi, ao sair do Discovery para a área externa de carga e olhar para baixo.

- É, foi um longo caminho - concordou o colega de caminhada, o astronauta americano Steve Robinson.

Naquele momento, a nave sobrevoava o Sudeste da Ásia, a 358 quilômetros de altitude, e esta foi a primeira caminhada espacial dos dois.

Esta foi a primeira caminhada espacial comandada pela Nasa na Estação Espacial Internacional desde novembro de 2002.

Robinson colocou a mão na massa primeiro, pingando um material negro resistente a calor, chamado Noax, nas amostras de trabalho, que apresentavam rachaduras e falhas.

- Vejo apenas algumas bolhas. Parece massa de pizza - descreveu o astronauta.

Noguchi usou um dispositivo semelhante a uma escova para polir sapatos para "untar" um outro material.

Os engenheiros vão estudar o comportamento das amostras quando a nave retornar à Terra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]