Os astronautas Christer Fuglesang, da Agência Espacial Européia, e Robert Curbeam, dos Estados Unidos sairão nesta segunda-feira da estação orbital internacional para outra tentativa de colocar um painel solar atolado. A Nasa acrescentou uma quarta caminhada espacial começará às 19h12m GMT (17h12m no horário de Brasília) e deve durar de quatro a seis horas.

CARREGANDO :)

Fuglesang e Curbeam já realizaram na quinta-feira outra caminhada durante a qual instalaram cabos para a nova rede de eletricidade de metade da Estação Espacial Internacional (ISS), que orbita a cerca de 380 quilômetros da Terra.

Curbeam saiu novamente da ISS no sábado, com Sunita Williams, para completar a operação com os cabos elétricos na outra metade da Estação Espacial Internacional.

Publicidade

Agora a ISS ficou pronta para a conexão de novos painéis solares que duplicarão a provisão de energia à estação espacial.

Os astronautas que chegaram à ISS na nave Discovery e os inquilinos da estação lidaram com controles mecânicos e fizeram esforços manuais para dobrar um painel solar que será retirado de serviço.

A adição de uma nova caminhada às três programadas, adiará até terça-feira o desacoplamento da ISS e da Discovery, cujo retorno à Terra está previsto para sexta-feira.

Veja também
  • Planícies marcianas escondem crateras em forma de conchas
  • Astronautas do Discovery abandonam tarefa com painéis solares
  • Astronautas 'brigam' com painel solar da Estação Espacial