• Carregando...

Washington – Os ocupantes da Estação Espacial Internacional (EEI), o cosmonauta russo Pável Vinogradov e o norte-americano Jeff Williams, concluíram ontem uma exaustiva caminhada espacial de mais de seis horas, anunciou a Nasa. "Todas as tarefas foram executadas com sucesso", disse o controle da missão em Houston (Texas), quando os membros da Expedição 13 retornaram à câmara de depressurização do complexo espacial.

Naquele momento, a EEI se deslocava sobre a Europa oriental, após ter passado sobre o extremo norte da América do Sul, a cerca de 450 quilômetros de altitude. "Já estamos em casa", disse Vinogradov antes de fechar a comporta e oficialmente encerrar a caminhada às 2h19 (de Brasília) de sexta-feira.

A duração oficial da atividade extraveicular (EVA) foi de 6 horas e 31 minutos, uma das mais longas das 65 realizadas até agora para a construção da Estação Espacial. A mais longa foi em março de 2001 e durou 8 horas e 56 minutos.

As autoridades da Rússia e dos Estados Unidos decidiram prolongar a missão de ontem porque Vinogradov e Williams tiveram mais dificuldades que as previstas para executar sua longa lista de deveres. Um dos problemas provocou uma perda de duas horas de trabalho, mas não inviabilizou a missão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]