• Carregando...
Teto do templo desabou com a explosão e muitos fiéis ficaram presos sob os escombros | Stringer/Pakistan/Reuters
Teto do templo desabou com a explosão e muitos fiéis ficaram presos sob os escombros| Foto: Stringer/Pakistan/Reuters

Pelo menos 55 pessoas morreram e 55 ficaram feridas em um atentado a bomba ocorrido ontem no interior de um templo da minoria muçulmana xiita no sul do Paquistão, informaram fontes policiais e hospitalares.

O atentado aconteceu no início da tarde na cidade de Shikarpur, na província de Sindh, pouco após o término das orações do dia sagrado dos muçulmanos, indicou o subcomissário Mohammad Tufail, da delegacia de polícia de Laji Dar, o distrito no qual ocorreu a explosão.

O porta-voz policial confirmou que o balanço total de vítimas se elevou a 110, com 55 mortos e outros 55 feridos, vários deles em estado grave, que saíam da mesquita xiita após a oração da sexta-feira.

O Hospital Civil de Shikarpur emitiu uma lista na qual incluiu 49 vítimas, 46 das quais já foram identificadas, declarou o médico Ishtiak Noman, que acrescentou que vários feridos que continuam em estado crítico serão transferidos a Karachi, capital provincial.

Segundo o canal local Express, a organização Jundullah, vinculada à Al Qaeda, reivindicou a responsabilidade do atentado, dirigido contra a comunidade xiita.

Um chefe policial de Shikarpur indicou ao mesmo meio que um homem deixou os explosivos em uma bolsa dentro da mesquita e foi embora do local. Segundo os primeiros relatórios, o teto do templo desabou com a explosão e muitos fiéis ficaram presos sob os escombros.

O primeiro-ministro do Paquistão, Nawaz Sharif, condenou o atentado, enquanto o governador da província de Sindh, Qaim Ali Shah, decretou um dia de luto. Por sua vez, líder do partido xiita Majlis Wahdat Muslimeen (MWM), Mohammed Amin Shaheedi, anunciou três dias de luto e recriminou o governo central por não evitar o atentado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]