• Carregando...

Ao menos três civis afegãos foram mortos junto com 17 insurgentes em um ataque aéreo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) contra comandantes de alto escalão do Taliban, na província de Helmand, sul do Afeganistão, informou o chefe de polícia da província, neste domingo.

Em outra ocorrência, as Forças de Assistência à Segurança Internacional (ISAF, na sigla em inglês) lideradas pela Otan afirmaram que suas tropas mataram acidentalmente mais dois civis em uma província ao sul da capital, Cabul.

A recente proliferação da insurgência fez deste ano o mais violento no Afeganistão desde que o Taliban foi derrubado no final de 2001.

Civis são mortos por ambos os lados, mas as mortes causadas por ataques da Otan são uma frequente causa de revolta entre a população afegã, além de gerar atrito entre o presidente, Hamid Karzai, e seus aliados ocidentais.

O chefe de polícia Abdul Hakim Angar afirmou também que quatro civis ficaram feridos nos ataques, que tinham como objetivo matar militantes que se reuniam no distrito de Nad Ali, na província de Helmand, maior produtora de ópio do Afeganistão e bastião da insurgência.

"Durante a operação aérea, 17 talibans foram mortos, incluindo cinco líderes do grupo, além de três civis", disse Abdul Hakim Angar à Reuters, por telefone.

A ISAF disse estar ciente das vítimas civis, mas não quis comentar no momento o número total de mortos nos ataques de sábado, ou o possível número de civis mortos.

Já sobre o segundo ataque, a ISAF afirmou que matou dois civis acidentalmente quando insurgentes atacaram uma base militar no distrito de Baraki Barak, na província de Logar.

As duas vítimas foram mortas pelas forças da ISAF quando estas responderam a um ataque de morteiro ou foguete de insurgentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]