• Carregando...

Um ataque aéreo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) matou 33 pessoas no sul do Afeganistão após um avião disparar por engano contra civis que pensava-se serem insurgentes, informou o governo afegão nesta segunda-feira.

O gabinete afegão condenou as mortes ocorridas próximas à fronteira entre as províncias de Uruzgan e Dai Kondi como "injustificáveis". As baixas civis têm sido motivo de irritação para a maioria dos afegãos e o número de mortes no ataque do domingo é o maior em meses.

"Informações iniciais dão conta de que a Otan disparou contra um comboio de três veículos... matando pelo menos 33 civis, incluindo quatro mulheres e uma criança, e ferindo outros 12", disse o gabinete afegão em comunicado.

O incidente não é parte da Operação Mushtarak, a maior ofensiva liderada pela Otan para retirar integrantes do Taliban da província de Helmand, também no sul do país.

Ainda assim, ele pode afetar os esforços da Otan e do governo do Afeganistão para conquistar apoio da população local, parte de um plano para obter o controle de locais dominados pelo Taliban antes do início de uma retirada gradual das tropas norte-americanas do país em 2011.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]