• Carregando...
Em outra tragédia no país, um cabo de alta tensão rompeu e caiu sobre casas e pessoas em um mercado na capital Kinshasa, provocando pelo menos 26 mortes
Em outra tragédia no país, um cabo de alta tensão rompeu e caiu sobre casas e pessoas em um mercado na capital Kinshasa, provocando pelo menos 26 mortes| Foto: EFE/EPA/Junior Kannah

Ao menos 54 civis foram mortos na noite de terça-feira (1º) após uma incursão de um grupo insurgente em um campo de deslocados no nordeste da República Democrática do Congo.

“É muito grave (...). O número de 54 mortos ainda é provisório. Vai aumentar, porque a busca (por corpos) ainda está em andamento”, disse nesta quarta-feira (2) Jean-Bosco Lalo, coordenador de grupos da sociedade civil na província de Ituri, à Agência Efe.

O ataque foi realizado por rebeldes da Cooperativa para o Desenvolvimento do Congo (Codeco) no campo de deslocados conhecido como Plaine Savo, que abriga mais de 60 mil pessoas, de acordo com a rádio Okapi.

Os insurgentes, que também deixaram mais de 30 feridos, segundo a mesma emissora, incendiaram barracas de lona utilizadas pelos deslocados como alojamentos.

O Codeco é um grupo rebelde pouco conhecido que nasceu em 2018 com o objetivo de lutar contra abusos do Exército, mas realizou inúmeros assassinatos de civis e multiplicou seus ataques no último ano na província de Ituri.

Em meados de novembro, supostos rebeldes do Codeco atacaram vários assentamentos de deslocados internos também em Ituri, matando dezenas de pessoas, uma ação condenada pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

De acordo com o Barômetro de Segurança de Kivu (KST), o Codeco matou ao menos 400 pessoas em 147 ataques desde abril de 2021.

Ituri e a província vizinha de Kivu do Norte estão sob cerco desde maio do ano passado em resposta à escalada da violência, mas desde então mais de mil civis foram mortos, de acordo com o projeto de pesquisa independente Congo Research Group.

Desde 1998, o leste da República Democrática do Congo está mergulhado em conflitos alimentados por milícias rebeldes e ataques de soldados do Exército, apesar da presença da missão de paz da ONU (Monusco).

Tragédia com cabo de alta tensão provoca pelo menos 26 mortes

Em outra tragédia na República Democrática do Congo, um cabo de alta tensão rompeu e caiu sobre casas e pessoas em um mercado na capital Kinshasa nesta quarta-feira. Pelo menos 26 pessoas morreram, afirmou um porta-voz do governo. A companhia nacional de eletricidade da RDC fez uma declaração alegando que um raio atingiu parte do cabo, resultando no colapso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]