• Carregando...
Fachada de prédio em Kirkuk, a 250 km de Bagdá, no Iraque, ficou destruída após um ataque contra um posto de polícia local | REUTERS/Ako Rasheed
Fachada de prédio em Kirkuk, a 250 km de Bagdá, no Iraque, ficou destruída após um ataque contra um posto de polícia local| Foto: REUTERS/Ako Rasheed

Pelo menos 33 pessoas morreram e 70 ficaram feridas neste domingo (3) em um ataque contra um posto da polícia em Kirkuk, uma disputada cidade no Norte do Iraque. Segundo as autoridades, um homem-bomba e homens disfarçados de policiais tentaram invadir o quartel quando ocorreu o atentado. A explosão não foi reivindicada pelos insurgentes sunitas, que atacam forças de segurança com frequência na tentativa de desestabilizar o governo xiita do primeiro-ministro Nuri al-Maliki.

"Um suicida dirigindo um carro carregado de explosivos bateu na entrada da sede e depois os outros homens vestindo coletes com explosivos usaram AK47 e granadas, mas os guardas os mataram", disse um policial.

A explosão destruiu a fachada de concreto da sede da polícia e alguns carros estacionados na rua, e deixou corpos sob escombros em repartições públicas próximas. Os feridos foram levados a hospitais locais, enquanto as forças de segurança fecharam o acesso à área atingida. Esse foi o terceiro ataque relevante nas últimas semanas em Kirkuk ou perto dela, uma área composta por árabes, curdos e turcomanos no centro de uma disputa por petróleo e terras entre o governo central de Bagdá e da região autônoma do Curdistão.

No mês passado, um homem-bomba matou pelo menos 26 em um funeral xiita em uma cidade perto de Kirkuk, e poucos dias antes um ataque a uma sede do partido político em Kirkuk matou 25 pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]