• Carregando...

Dois ataques de mísseis supostamente disparados por aviões não-tripulados dos EUA mataram 16 suspeitos de pertencerem a milícias na região noroeste do Paquistão, de acordo com autoridades paquistanesas. No primeiro ataque, quatro mísseis atingiram uma casa na vila de Datta Khel, na região tribal do Waziristão do Norte, matando oito pessoas. No segundo, quatro mísseis foram disparados contra outra casa na mesma área, matando mais oito suspeitos de serem insurgentes.

Acredita-se que a vila de Datta Khel seja um esconderijo para combatentes do Taleban e da Al-Qaeda acusados de atacarem tropas da Otan e dos EUA no Afeganistão. As autoridades do Paquistão falaram sob condição de anonimato porque não são autorizadas a discutir o assunto abertamente com a imprensa.

Nas últimas cinco semanas, foram lançados pelo menos 23 ataques a míssil supostamente norte-americanos contra o território paquistanês - número sem precedentes. Autoridades do Ocidente dizem que alguns deles, vindos de aviões não-tripulados da CIA, tinham como objetivo interromper uma tentativa de ataque terrorista às cidades europeias.

O Paquistão, embora oficialmente repudie os ataques a míssil, possivelmente transmite informações para os EUA para a realização desses ataques. A população paquistanesa é contra a estratégia dos disparos de aviões não-tripulados por acreditar que eles matam um grande número de civis em vez de insurgentes.

Os paquistaneses também demonstraram descontentamento com as recentes incursões da Otan no país. Na quinta-feira, dois helicópteros da Otan adentraram a região tribal de Kurram e mataram três soldados paramilitares do Paquistão que dispararam tiros de aviso em direção às aeronaves de um posto de fronteira.

Neste sábado, cerca de 150 caminhões ainda aguardavam que o Paquistão reabrisse um passo fronteiriço em Torkham, por onde eles necessariamente devem passar para entregar suprimentos às tropas do Ocidente no Afeganistão. O Paquistão não sinalizou que pretende abrir a passagem, atitude que pode azedar as relações do país com os EUA.

Há uma segunda passagem para o Afeganistão na cidade de Chaman, no sudoeste do Paquistão, mas a passagem de Torkham, no noroeste é considerada mais importante. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]