• Carregando...

Quatro americanos e um soldado britânico foram mortos em dois ataques separados, na noite de domingo, no sul do Afeganistão. São as primeiras mortes do confronto em 2010.

De acordo com a Otan (ali­­ança militar ocidental), os americanos foram mortos na explosão de uma bomba ca­­seira, à margem de uma rodovia. Não há informações sobre em qual divisão os americanos trabalhavam. Já o britânico foi morto enquanto patrulhava, a pé, na área de Nad Ali, na Província de Helmand, considerada bastião do grupo radical islâmico Taleban.

Piora

A violência no Afeganistão está atualmente em seu pior nível desde 2001, quando o Taleban foi tirado do poder por forças estrangeiras lideradas pelos Estados Unidos. Em 2009, o número total de americanos mortos mais que do­­brou, em relação a 2008. Para o Reino Unido, as 108 mortes de militares registradas no Afeganistão em 2009 fizeram daquele o ano mais mortífero desde a guerra das Malvinas, em 1982.

O tipo de bomba usado no ataque aos americanos é o mais comum contra forças estrangeiras. Em 2003, foram utilizadas 81, total que saltou para mais de 7.200 em 2009.

Segundo o Ministério de Defesa afegão, também no domingo, soldados do país ma­­taram mais de dez talebans em um confronto na Província de Kunduz, fronteira do Tadjiquistão. Um soldado foi morto.

Neste 2010, o número de soldados estrangeiros no Afe­­ganistão deverá aumentar de 113 mil a 150 mil graças a re­­forços anunciados pelos Es­­tados Unidos e Otan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]