• Carregando...

Um atentado realizado por dois terroristas suicidas matou neste sábado dois civis e deixou seis pessoas feridas na histórica cidade de Timbuktu, no norte do Mali, informou a Agência Efe uma fonte da segurança.

Os dois homens explodiram o automóvel que dirigiam em frente a um quartel. De acordo com a fonte, a suspeita é que eles fossem árabes ou tuaregues.

Uma pessoa que estava no local foi detida e levada para a delegacia.

O professor Cherif Mohammed, que vive em Timbuktu, disse que o ataque provocou uma onda de pânico entre os moradores.

Imediatamente depois do atentado as saídas da cidade foram bloqueadas e operações de controle foram organizadas por militares malineses e soldados da Missão da ONU para a Estabilização do Mali (Minusma).

Este atentado aconteceu apenas um dia depois de outro ataque com explosivos deixar dois militares feridos em Kidal, também no norte do país.

As ações aconteceram pouco depois de os tuaregues do norte do Mali anunciarem sua decisão de se retirar do processo de diálogo com o governo de Bamaco, que acusam de descumprir os acordos alcançados em junho.

Estes acordos, supervisionados pela Comunidade Econômica de Estados da África do Oeste (Cedeao) estipulam que ambas as partes negociem a fim de conseguir uma solução para a crise do norte do Mali.

Em comunicado divulgado hoje na imprensa local, o governo de Mali nega ter descumprido seus compromissos e cita várias "medidas de confiança" tomadas.

Elas incluem a libertação de mais de 30 rebeldes presos pelo governo e a reunião do presidente, Ibrahim Boubacar Keïta, com representantes dos grupos armados do norte, além do início de um programa urgente para o desenvolvimento do norte do Mali.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]