• Carregando...

A Austrália pretende enviar um contingente de 450 soldados ao Afeganistão e assim elevar até o milhar mil o total postado no país, segundo revelou o jornal "The Australian", embora a informação não tenha sido confirmada pelo governo.

O jornal informou que o comitê de segurança nacional já aprovou o posicionamento de um grupo de forças especiais e apoio adicional à província de Oruzgan. Conforme a sua avaliação, o governo poderia mandar cerca de 500 soldados, helicópteros e uma equipe de radar aéreo.

No entanto, o ministro da Defesa, Brendan Nelson, declarou à rede de televisão "Seven Network" que o país enviará um pequeno grupo de soldados ao Afeganistão para determinar se é necessária uma força maior para enfrentar os talibãs.

- É muito importante evitar que os talibãs recuperem a sua força no Afeganistão. A Austrália está muito preocupada com as atividades da Al Qaeda no país - disse o ministro.

Ele lembrou que a Austrália está no Afeganistão porque lá foram treinados os responsáveis pelos atentados de 2002, na ilha indonésia de Bali, que mataram 202 pessoas, entre elas dezenas de australianos.

Na segunda-feira passada, o primeiro-ministro, John Howard, anunciou que a Austrália enviará de 50 a 70 instrutores ao Iraque e que manterá suas tropas no país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]