• Carregando...

WASHINGTON - As autoridades sanitárias dos Estados Unidos aprovaram um medicamento para combater dois tipo de câncer, informou na quinta-feira uma fonte oficial. O remédio é destinado a pacientes que sofrem de câncer renal ou de tumor estromal gastrintestinal (GIST, na sigla em inglês).

O medicamento, chamado "Sutent" e fabricado pelo laboratório Pfizer, foi aprovado pela Administração de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês). Segundo um comunicado da FDA, o "Sutent" faz parte de uma nova geração medicamentos contra o câncer, que têm efeitos colaterais mais moderados que os da quimioterapia).

A aprovação ocorreu depois que um estudo com mais de 300 pacientes de câncer, escolhidos de forma aleatória. Os que receberam "Sutent" mostraram uma estabilização dos tumores tipo GIST durante 27 meses, comparado a um período de seis semanas daqueles que tomaram uma substância inócua.

Em outros estudos com pacientes de câncer renal avançado, o remédio levou a uma redução de mais de 50% dos tumores.

- A aprovação é um importante avanço nos tratamentos disponíveis para pacientes com formas de câncer que são raras e difíceis de tratar - disse o diretor de Investigação e Avaliação de Medicamentos da FDA, Steven Galson.

A FDA destacou que os efeitos colaterais mais comuns no remédio são diarréia, descoloração da pele, irritação bucal e fraqueza, assim como fatiga e aumento da pressão.

Segundo a Sociedade de Câncer americana, apenas nos Estados Unidos são diagnosticados a cada ano cerca de 32 mil casos de câncer renal e cinco mil do tipo GIST.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]