• Carregando...

Um avião militar chinês, que perdeu o controle quando voava pelo leste do país, esteve a ponto de bater em outro e cair sobre um arranha-céu em Xangai, revelou nesta sexta-feira o jornal oficial "Shanghai Daily". O incidente aconteceu dia 10 de janeiro, mas só foi revelado agora, depois de descoberto pelo jornal "Xinmin Evening Post", também de Xangai.

Por enquanto não foi confirmado publicamente se o outro avião era comercial nem qual edifício da cidade esteve mais próximo de sofrer uma catástrofe.

O avião avariado, que sofreu um problema mecânico, era um cargueiro Yun-8 (E-8) de fabricação chinesa, pilotado pelo veterano Huang Jianguo, com mais de 30 anos de experiência. Ele tinha decolado de Pequim às 13h25 do dia 10 de janeiro, com destino a uma base militar cerca de Xangai.

Uma hora e meia depois, quando sobrevoava a cidade de Changzhou, na província de Jiangsu, 160 quilômetros ao norte de Xangai, Huang descobriu que não podia movimentar a alavanca do primeiro dos quatro motores. Ele não podia reduzir a velocidade para iniciar as manobras de descida.

O E-8 é uma versão chinesa do antigo modelo soviético Antonov An-12 e sua velocidade normal é de 600 km/h.

Huang avisou imediatamente do problema e desligou o motor número um.

- Mas o avião estava desequilibrado e desviando para a direita, e o que era pior, o radar informava que não estava longe de Xangai - explicou depois o próprio piloto.

A cidade recebe o maior tráfego aéreo do país, e a cada minuto há pelo menos um avião comercial de passageiros decolando de um de seus dois aeroportos civis.

- Os arranha-céus também eram potenciais ameaças ao avião fora de controle. É difícil imaginar o que aconteceria se ele caísse sobre um dos edifícios - confessou Zhong Weihong, diretor e principal responsável do controle aéreo da base militar de destino.

- Quando o avião sobrevoou Xangai, às 15h14, era um verdadeiro desafio - afirmou Zhong.

Às 15h19m, ele mandou os técnicos da base desviarem todos os vôos comerciais que pudessem passar perto do cargueiro militar e preparou um plano de emergência.

Um dos controladores, Yang Jianghong, teve que gritar instruções para o piloto, chamando a atenção para a altura dos prédios, segundo a imprensa local.

Seguindo as instruções da base, o piloto conseguiu manobrar acima dos milhares de arranha-céus da cidade e dirigir o avião rumo a seu destino, aonde chegou oscilando.

Ao chegar à base, quando estava a 900 metros de altura, Huang teve um novo susto, ao baixar o trem de aterrissagem. O avião tremeu, mas na segunda tentativa o comando funcionou. O pouso aconteceu às 15h26m hora local.

A Força Aérea chinesa premiou com uma honra ao mérito os dois controladores aéreos que auxiliaram Huang.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]