O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com os primeiros cinco brasileiros a deixar o Suriname após conflitos na cidade de Albina, no nordeste do país, pousou neste domingo (27) às 21h20 (horário de Brasília) no aeroporto internacional de Belém.

CARREGANDO :)

Na véspera da noite de Natal, um conflito entre surinameses e brasileiros resultou na destruição de uma vila onde viviam estrangeiros. Há controvérsias sobre o número de mortos no conflito.

Em entrevista na tarde deste domingo à Globo News na cidade de Albina, onde ocorreu o conflito, o embaixador brasileiro disse que o Itamaraty ainda não havia confirmado o número de mortes. "As notícias que nos têm sido passadas é que não há vítimas do lado do Brasil, de brasileiros", disse. "Os relatos ainda estão muito desencontrados", afirmou.

Publicidade

No entanto, o padre brasileiro José Vergílio, que vive há oito anos no Suriname e ajudou no socorro às vítimas, disse que pelo menos sete pessoas morreram no confronto. De acordo com ele, a confusão teria começado após um brasileiro ter matado com faca um "marrom", como são conhecidos os surinameses quilombolas, descendentes de escravos.

Veja também
  • Ministra do Suriname promete segurança aos brasileiros no país
  • Diplomatas viajam ao Suriname para acompanhar situação de brasileiros