O copiloto estava no comando do avião da AirAsia que caiu há um mês no mar de Java, após realizar uma manobra para evitar uma tempestade e demorou três minutos para cair na água, informaram nesta quinta-feira fontes oficiais.
O Comitê Nacional para a Segurança no Transporte da Indonésia informou em entrevista coletiva que o piloto supervisionava o copiloto e que toda a tripulação estava corretamente certificada, segundo o jornal "The Straits Times".
O organismo também assinalou que o Airbus 320-200 estava em boas condições quando saiu da cidade indonésia de Surabaia com 162 pessoas a bordo em direção a Cingapura.
O chefe da investigação do comitê, Mardjono Siswosuwarno, assegurou que o registro de voo permite ter uma "ideia muito clara" dos últimos minutos antes do acidente, mas evitou dar uma explicação das causas do mesmo.
Segundo Siswosuwarno, o avião voava a uma altura estável e dentro dos limites de peso e equilíbrio quando o piloto pediu para subir de 32.000 para 38.000 pés ao se deparar com uma tempestade que atingia os 44.000 pés.
Apesar de obter permissão para subir até os 34.000 pés, o avião virou à esquerda para subir até 37.400 pés em 30 segundos e depois voltou a descer para 32.000 pés em outros 30 segundos, antes de começar a queda no mar que demorou três minutos.
As autoridades indonésias continuam a busca das 92 pessoas que continuam desaparecidas após o acidente, depois que as Forças Armadas suspenderam na terça-feira os trabalhos de recuperação dos destroços do avião.
- Indonésia volta atrás e continuará buscas por vítimas do voo da AirAsia
- Inquérito da AirAsia avalia hipótese de falha em computador
- Fracassa primeira tentativa de trazer à superfície fuselagem de avião da AirAsia
-
Como um não-petista se tornou um dos ministros mais poderosos de Lula
-
Turismo na serra gaúcha pode perder R$ 550 milhões até julho
-
Elogios a Putin, Ucrânia vilã: a realidade alternativa da Ruwiki, a Wikipedia chapa-branca da Rússia
-
Pesquisa aponta que 72% dos deputados apoia limitar decisões monocráticas do STF