• Carregando...
Papa Bento XVI acena antes de embarcar para Roma, no aeroporto de Madri. Visita ao país para celebrações da JMJ durou quatro dias | Dani Pozo/AFP
Papa Bento XVI acena antes de embarcar para Roma, no aeroporto de Madri. Visita ao país para celebrações da JMJ durou quatro dias| Foto: Dani Pozo/AFP

Fiéis celebram escolha do Rio com exultação

O Rio de Janeiro acolherá a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2013. É a segunda vez que a América Latina receberá o evento depois da edição de 1987, em Buenos Aires. A jornada na capital carioca acontecerá um ano antes do previsto, para evitar que coincida com o Mundial de Futebol, em 2014.

Leia a matéria completa

Papa inspira jovens para discutir ideias

O Brasil só tem a ganhar com a visita do Papa em 2013. Essa afirmação não se refere apenas à fatia católica da população. E nem aos benefícios financeiros que, como em Madri, certamente se darão na edição carioca da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Explico.

Leia o depoimento completo

O Papa Bento XVI terminou ontem sua visita de quatro dias à Espanha pedindo aos jovens católicos que difundam sua fé, depois da última missa realizada durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que congregou 1,5 milhão de peregrinos.

"Levem o conhecimento e o amor de Cristo por todo o mundo", disse o Papa aos jovens depois da eucaristia ao ar livre, antes de voltar a Roma. "Ele quer que vocês sejam seus apóstolos no século 21 e os mensageiros de sua alegria. Não o decepcionem", ressaltou antes de alertar o público "a não se deixar seduzir pelas falsas promessas de um estilo de vida sem Deus".

Ontem, o sumo pontífice voltou a celebrar a missa no mesmo lugar em que, na véspera, presidiu uma vigília de oração interrompida brevemente, por causa de uma tempestade. A multidão de peregrinos voltou a receber Bento XVI, que propôs aos jovens reunidos na esplanada dos Quatro Ventos, em Madri, um matrimônio entre homem e mulher aberto ao "dom divino da vida", durante uma oração em que conclamou os peregrinos a rezar para encontrar sua vocação.

"Nesta vigília, convido-os a pedir a Deus que os ajude a descobrir sua vocação na sociedade e na Igreja", disse o Papa, que também falou sobre o valor universal de Cristo num momento de "cultura relativista". "Não tenham medo do mundo, nem do futuro, nem da própria fraqueza", frisou.

O pontífice pediu aos jovens que se insiram e trabalhem em suas comunidades: "É fundamental reconhecer a importância de sua integração às paróquias e mo­­vimentos", disse, animando-os a ir à missa, a confessar com frequência e rezar. Um cristão, segundo ele, deve "sentir o impulso que leva a dar testemunho de fé nos mais diversos ambientes, inclusive onde haja rejeição ou indiferença."

Rio

Por fim, Bento XVI convocou os jo­­vens católicos de todo o mundo a ce­­lebrar, no Rio de Janeiro, em 2013, a próxima Jornada Mundial da Juventude (leia mais nesta página).

Em seguida, no estrado de onde o Papa celebrou a missa, um grupo de jovens espanhóis entregou a grande cruz de madeira e a imagem da Virgem da JMJ a brasileiros vestidos de verde e amarelo, que saudaram a multidão com bandeiras do país. Muitos outros participantes da missa estavam vestidos com camisetas da seleção de futebol.

"Espero poder reunir-me com vocês na próxima Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, Brasil", conclamou o Papa, em português. A escolha da cidade carioca já havia sido anunciada há dez dias, em Roma, pelo porta-voz do Vati­cano, padre Federico Lombardi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]