Berlusconi: 3 milhões de euros para senador mudar de partido.| Foto: Flavio Lo Scalzo / EFE

O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi foi condenado ontem a três anos de prisão por subornar um senador para que o parlamentar mudasse de partido no Parlamento. O Tribunal de Nápoles, no sul do país, também proibiu o ex-premiê de ocupar cargos públicos por cinco anos.

CARREGANDO :)

Berlusconi, que foi quatro vezes premiê da Itália, não terá que cumprir a pena, que prescreverá entre outubro e novembro, segundo a imprensa italiana. O ex-premiê era acusado de subornar o senador Sergio de Gregorio para mudar de partido em uma tentativa de enfraquecer e derrubar o governo de coalizão de Romano Prodi.

Sergio de Gregorio fazia parte de um pequeno partido de centro-esquerda que apoiava Prodi. Segundo a acusação, ele recebeu 3 milhões de euros de Berlusconi entre 2006 e 2008 para deixar o IDV, desestabilizando a coalizão. Gregorio admitiu ter recebido o dinheiro e foi condenado a oito meses como parte de um acordo com a promotoria. Berlusconi nega a acusação.

Publicidade

No ano passado, Berlusconi, de 78 anos, foi condenado a cumprir um ano de serviço comunitário em um asilo como pena por crime de evasão fiscal. Apesar de permanecer como líder do seu outrora vitorioso partido Forza Italia, ele luta para reviver seu destino político.

Veja também
  • Na Bolívia, Francisco reitera compromisso com os excluídos
  • Dilma fala sobre plano de investimentos com Putin
  • Além de Merkel, NSA espionou Schroeder e Kohl, diz WikiLeaks