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Mobilidade

Bicicletas na Holanda são fontes de propostas inteligentes e sustentáveis

Amsterdã é uma das cidades holandesas que mais utilizam a bicicleta (tradicional ou elétrica) como meio de transporte | Amsterdã Marketing/Divulgação
Amsterdã é uma das cidades holandesas que mais utilizam a bicicleta (tradicional ou elétrica) como meio de transporte (Foto: Amsterdã Marketing/Divulgação)
Holanda é referência para cidades que querem estimular o ciclismo |

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Holanda é referência para cidades que querem estimular o ciclismo

Na Holanda a bicicleta é mais do que um meio de transporte, é um estilo de vida que cresce ano a ano e que cada vez conta com mais usuários. Apenas em 2014 foi registrado um aumento de 6,5%, um fenômeno que deu lugar a novas propostas como a bicicleta inteligente e os trilhos sustentáveis.

Em cidades como Roterdã o aumento do uso da bicicleta nos últimos dez anos foi de 60%, explicou o vice-prefeito e vereador de Sustentabilidade, Mobilidade e Organização, Pex Langenberg.

"O aumento do uso da bicicleta em Roterdã é evidente. Mais de 70 mil pessoas utilizam de forma cotidiana este meio de transporte, de modo que prevemos a construção de novas infraestruturas, instalações e serviços para as bicicletas tradicionais e as elétricas, já que se trata de um mercado em alta", explicou. A cidade dispõe para isso de um plano específico para 2015 que está dotado de 2 milhões de euros.

Segundo o estudo de mobilidade anual (Mobiliteitsbeeld) publicado pelo Ministério das Infraestruturas e Meio Ambiente holandês, Amsterdã e Utrecht estão nas primeiras posições em termos do uso desse meio de transporte.

Bike elétrica

O aumento do ciclismo se deve em grande parte ao crescente uso da bicicleta elétrica, com um uso total de 10% da população. Ela é muito popular entre os maiores de 65 anos. Contudo, a parcela da população da terceira idade é a que tem o índice mais elevado de mortalidade devido ao uso desse meio de transporte.

Em 2014, segundo dados registrados até setembro, 184 pessoas perderam a vida por acidente de bicicleta e 745 sofreram algum tipo de ferimento, sendo 124 maiores de 65 anos.

Cidade terá estacionamento com 12,5 mil vagas para bikes

A Holanda também investe em novas infraestruturas e, nesse sentido, em Utrecht, cidade que sediará em 1.º de julho a saída do Tour de France, está sendo construído o maior estacionamento de bicicletas do mundo nas instalações da estação central. Ele terá mais de 12,5 mil vagas e será inaugurado em 2016.

Mas outras infraestruturas também foram construídas em 2014, como é o caso da "Pista Van Gogh", recentemente inaugurada perto de Eindhoven, obra do projetista social holandês Daan Roosegaarde.

"Trata-se de uma pista que conta com um sistema que se carrega durante o dia com luz solar para iluminar à noite de maneira sustentável", explicou Roosegaarde.

"Com essa pista, queremos criar infraestruturas sustentáveis e interativas e apostar nas cidades do futuro que unam tecnologia, beleza, sustentabilidade e que conectem as pessoas com a cidade", acrescentou.

Para Shirley Agudo, fotógrafa americana estabelecida na Holanda há 16 anos que acaba de publicar seu segundo livro sobre a cultura da bicicleta no país, os Países Baixos são "um referencial para o mundo do ciclismo".

"Serve de inspiração para muitos outros países porque não há outro no mundo quem possa ensinar melhor sobre motivação, economia, infraestruturas, sustentabilidade, segurança e saúde vinculados ao mundo da bicicleta."

É por isso que Shirley pretende inspirar e transmitir a mesma fascinação que sente pelo uso da bicicleta na Holanda, "um país que vive e respira ciclismo".

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