“As negociações que permitiram trazer Trevor para casa exigiram decisões difíceis”, disse Biden| Foto: EFE/EPA/OLIVER CONTRERAS
Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou a libertação do americano Trevor Reed, um ex-fuzileiro naval que estava detido na Rússia desde 2019, como parte de um intercâmbio de prisioneiros com Moscou. O anúncio foi feito por Biden em um comunicado divulgado pela Casa Branca, nesta quarta-feira (27).

CARREGANDO :)

"As negociações que permitiram trazer Trevor para casa exigiram decisões difíceis", afirmou o presidente do EUA. A troca acontece em um momento delicado da relação entre Estados Unidos e Rússia, devido à invasão russa da Ucrânia.

Reed foi libertado em troca do piloto russo Konstantin Yaroshenko, que cumpria pena de 20 anos nos Estados Unidos. A informação foi confirmada pelos dois países.

Publicidade

O ex-fuzileiro foi condenado na Rússia em 2019, acusado de agredir e colocar em risco a vida de dois policiais russos. Na época, os Estados Unidos chamaram seu julgamento de "teatro do absurdo".

Preso pelas forças especiais dos EUA na Libéria, em 2010, Yaroshenko foi condenado por conspiração para contrabandear cocaína. Em julho de 2019, a Rússia propôs a libertação de qualquer cidadão americano em troca de Yaroshenko.

De acordo com a agência Reuters, as negociações entre os países se concentraram estritamente em garantir a liberdade dos prisioneiros. Fontes das duas nações descartaram a existência de uma conversa diplomática mais ampla.