• Carregando...

Washington - Com a expectativa de que Barack Obama anuncie seu companheiro de chapa até amanhã, a especulação de que o candidato a vice do Partido Democrata seja Joe Biden – o maior especialista democrata em política externa no Senado – é também simbólica. O fato de Biden estar cotado é um sinal do temor de que a inexperiência de Obama em temas internacionais, em comparação ao republicano John McCain, custe muito aos democratas em pesquisas. Obama disse ontem ao site do jornal USA Today que já decidiu quem será o candidato a vice-presidente na chapa democrata, embora não tenha anunciado quem é. Obama disse que é alguém independente, preparado para ser presidente e que poderá ajudá-lo a fortalecer a economia. Ele planeja aparecer com o candidato a vice em um evento na tarde do sábado, em Illinois.

Obama vemsofrendo com as críticas de McCain por sua suposta inexperiência em temas de segurança nacional. Outro ponto do democrata criticado pelo rival é o que prevê a retirada das tropas norte-americanas do Iraque 16 meses depois de assumir. Acredita-se também que Obama considere para o posto os governadores Kathleen Sebelius, do Kansas, e Tim Kaine, da Virgínia, além do senador Evan Bayh, de Indiana.

A escolha por Biden, membro do Comitê de Relações Exteriores do Senado há 33 anos, poderia potencialmente neutralizar parte das críticas de McCain à suposta falta de experiência de Obama. Biden também é adepto de fazer o que Obama aparentemente reluta: atacar o rival republicano.

Escolher Biden, de 65 anos, porém, também poderia gerar críticas. Durante sua dura batalha pela indicação do partido, o agora candidato utilizou uma plataforma de mudança – oferecendo um alívio para os eleitores cansados dos tradicionais nomes de Washington. Biden, eleito em 1972 como o representante de Delaware, não é exatamente um outsider político.

Republicanos

Do lado de McCain, a escolha deve ocorrer apenas após a convenção democrata, já que a convenção republicana ocorre depois. Os nomes mais cotados são: Tim Pawlenty, governador de Minnesota; Mitt Romney, ex-governador de Massachusetts; Tom Ridge, ex-governador da Pensilvânia e ex-secretário de Segurança Doméstica; e o ex-democrata Joe Lieberman, senador independente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]