• Carregando...
China realizando exercícios militares na região de Taiwan em resposta à visita de congressistas americanos à ilha, em agosto de 2022.
China realizando exercícios militares na região de Taiwan em resposta à visita de congressistas americanos à ilha, em agosto de 2022.| Foto: EFE/EPA/RITCHIE B. TONGO

A China denunciou nesta segunda-feira (19) uma "grave violação" de promessas diplomáticas dos Estados Unidos, depois que o presidente americano, Joe Biden, anunciou, mais uma vez, que o país defenderia Taiwan em caso de invasão chinesa.

Biden fez a afirmação em entrevista ao canal de televisão americano CBS no fim de semana. Em resposta ao presidente, Mao Ning, porta-voz do Ministério de Relações Estrangeiras da China disse que "isso dá um sinal grave de suporte às forças separatistas militantes pela independência de Taiwan".

A China considera que a ilha de Taiwan, de 23 milhões de habitantes, é uma das províncias que ainda precisa ser reunificada desde a guerra civil chinesa, de 1949.

Na quarta-feira passada (14), um projeto de lei que prevê uma ajuda militar americana direta a Taiwan foi aprovada em primeira instância no Congresso americano.

Em agosto, a visita da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan levantou previsões de um conflito direto entre Estados Unidos e China e serviu de pretexto para novos exercícios militares chineses próximos à ilha vizinha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]