• Carregando...

O premiê Tony Blair prometeu nesta segunda-feira que a Grã-Bretanha manterá seu arsenal nuclear atualizado no século 21, dizendo que seria imprudente e perigoso desistir de seus armamentos unilateralmente.

Ao revelar no Parlamento um documento sobre a política para a área, Blair disse que o governo planeja encomendar até quatro submarinos nucleares novos para substituir suas defesas nucleares atuais, que durarão até 2024.

Blair argumentou que a Grã-Bretanha precisa de um arsenal como garantia de segurança contra ameaças imprevisíveis, particularmente por causa do risco do chamados ``Estados mentirosos''.

``Não podemos ter certeza de que, nas próximas décadas, uma grande ameaça nuclear a nossos interesses estratégicos não emergirá'', disse ele ao Parlamento.

``Há também uma nova e potencialmente perigosa ameaça de Estados como a Coréia do Norte, que afirma já ter armas nucleares desenvolvidas, ou o Irã, que está violando suas obrigações de não-proliferação'', declarou.

Segundo o documento, o custo estimado dos quatro submarinos seria de 15 bilhões a 20 bilhões de libras, embora ainda venha a ser decidido se três novas embarcações bastariam.

A decisão mantém a Grã-Bretanha em um clube nuclear que abrange todos os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas --os outros são os Estados Unidos, a Rússia, a China e a França.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]