Ana Hickmann foi envolvida em boato que a cita como piloto russa Balislava| Foto: /Reprodução

A apresentadora e modelo brasileira Ana Hickmann “virou” uma combatente russa que bombardeia alvos do Estado Islâmico graças a um novo hoax (um boato virtual) que inundou as redes sociais.

CARREGANDO :)

Uma imagem que mostra a brasileira em frente a uma aeronave militar tem sido compartilhada em sites e perfis no Facebook e Twitter do mundo todo. A notícia falsa aponta que a imagem é de uma piloto russa chamada Balislava, que comanda ataques ao grupo extremista Estado Islâmico na Síria.

Veja também
  • Vídeo mostra aurora boreal nos céus da Escócia em time-lapse
  • Mulher morre em lanchonete McDonald’s e só é descoberta sete horas depois
Publicidade

Há algumas versões do hoax. Em uma delas, a legenda da foto diz: “Vocês sabem que as mulheres, para os muçulmanos, são inferiores aos cachorros. Então a capitã Balislava dá o recado...”.

A imagem, no entanto, faz parte de um comercial feito por Ana para a Academia da Força Aérea Brasileira. Em 2005, ela posou em caças e usando as cores da bandeira brasileira.

A Rússia coordena uma ofensiva à Síria há algumas semanas, onde bombardeia não apenas alvos do Estado Islâmico, mas também grupos insurgentes ao governo do ditador Bashar-al-Assad -- atitude que tem rendido críticas a ação militar.