• Carregando...

Amsterd㠖 Pesquisas de boca-de-urna dão a vitória ao Partido Democrata Cristão (CDA) do premier Jan-Peter Balkenende nas eleições legislativas ocorridas ontem. De acordo com a estimativa do instituto TNS-NIPO, o CDA ficaria com 38 das 150 cadeiras em disputa, seis cadeiras a menos que o total conquistado nas eleições legislativas de 2003.

A oposição trabalhista (PvdA) obteria 34 cadeiras, o que significa uma perda de oito cadeiras em relação a 2003. O Partido Socialista (extrema-esquerda) ficaria com 30, ou seja, ganharia 21 cadeiras; e o Partido Liberal VVD, aliado do CDA, ficaria com 20, uma perda de oito cadeiras.

Os holandeses elegeram um novo Parlamento em uma eleição marcada pela boa situação econômica e pela integração dos imigrantes.

O CDA chegou às urnas como o favorito segundo as pesquisas, mas, apesar da vitória, ficará longe da maioria. Atualmente, o CDA governa com os liberais de direita (VVD), que devem sofrer uma derrota eleitoral, segundo as pesquisas. Assim, a atual coalizão ficará ainda mais longe das 76 cadeiras necessárias para a maioria. Após os resultados finais, o CDA deverá sair em busca de novas parcerias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]