Uma comissão integrada por membros dos governos de Bolívia e Estados Unidos acertou nesta terça-feira (28), em La Paz, restabelecer seus respectivos embaixadores, após três anos de ausência, por meio de uma declaração conjunta que, no entanto, não especifica quando isso deve acontecer.

CARREGANDO :)

"No reconhecimento de suas decisões de renovar e avançar nas relações bilaterais, Bolívia e Estados Unidos confirmaram sua intenção de restabelecer seus embaixadores, tanto em Washington como em La Paz", assinala a declaração conjunta.

A ministra do Planejamento boliviana, Viviana Caro, e o subsecretário de Estado americano, Kevin Whitaker, acompanhados de colaboladores técnicos, discutiram por cerca de sete horas a portas fechadas o lançamento de um convênio bilateral de cooperação, assinado em novembro.

Publicidade

A Primeira Reunião da Comissão Conjunta de Alto Nível discutiu vários temas, disse Whitaker em declaração de imprensa após a reunião.

"Entramos em assuntos multilaterais: luta contra os narcóticos, investimentos, troca de embaixadores, o que deve ser algo importante", afirmou subsecretário de Estado, apesar de não informar quando isso acontecerá.

Por norma diplomática, cada país sugere ao outro um candidato, e deve existir, em um prazo prudencial, a respectiva aceitação ("agreement").

Expulsão

Os dois países estão sem embaixadores desde 2008, quando o presidente esquerdista Evo Morales expulsou o embaixador americano, acusando-o de apoiar um complô da direita local contra ele.

Publicidade

Washington respondeu na mesma moeda por um princípio de reciprocidade diplomática.

A ministra Caro, na mesma declaração, destacou que a reunião bilateral serviu para a assinatura de um acordo para a Saúde de 22 milhões de dólares, destinado a diferentes programas de acesso cidadão aos serviços sanitários públicos.

Sobre a luta contra as drogas, os dois países concordaram em trabalhar sob o princípio de responsabilidade dividida.

Veja também
  • Policiais entram em confronto com deficientes físicos na Bolívia