A British Petroleum (BP) recolheu nesta sexta 25 mil barris de petróleo do poço com vazamento no Golfo do México. Esta foi a maior quantidade de coleta de óleo desde que a companhia instalou uma cobertura de contenção no dispositivo danificado, há duas semanas. Segundo a empresa, desse total, 16.020 barris de óleo foram efetivamente recolhidos, enquanto 9.270 barris foram queimados.

CARREGANDO :)

A taxa de coleta desta quinta foi de aproximadamente 10 mil barris, superior à média da semana passada, e ficou em linha com a projeção da BP de que a utilização de um segundo navio de coleta permitirá recolher entre 20 mil e 28 mil barris de óleo por dia na região. A BP, sob forte pressão para conter o vazamento que continua a crescer quase dois meses após a explosão da plataforma Deepwater Horizon, está trabalhando para aperfeiçoar a estratégia de contenção. O objetivo é aumentar a capacidade de captação de petróleo para mais de 50 mil barris por dia até o fim deste mês e para 80 mil barris até meados de julho.

No início da semana, a BP elevou o volume de operações no segundo navio, o Q4000, que está queimando todo o petróleo e o gás natural que recebe do poço com vazamento. A outra embarcação a Discoverer Enterprise, tem capacidade de até 18 mil barris por dia e está coletando e processando o petróleo.

Publicidade

Apesar do sucesso da BP na coleta de mais petróleo, grandes volumes do material continuam sendo despejados nas águas da região. As estimativas do tamanho do vazamento sobem constantemente, enquanto a mancha de petróleo causa danos ambientais e econômicos em uma porção cada vez maior do Golfo do México. No início da semana, uma equipe do governo e de cientistas independentes informou que o poço poderia estar vazando entre 35 mil e 60 mil barris de petróleo por dia. Na semana passada, os especialistas estimavam que o vazamento estava entre 20 mil e 40 mil barris por dia. As informações são da Dow Jones.

Veja também
  • Óleo muda comportamento de fauna no Golfo do México
  • Parlamentares acusam chefe da BP de fugir da responsabilidade
  • Seguradoras divulgam perdas de US$ 600 mi com vazamento de petróleo
  • BP concordou em montar fundo indenizatório de US$ 20 bi, diz Obama