• Carregando...

O governo brasileiro enviará um avião da FAB com 14 toneladas de alimentos para a cidade peruana de Cuzco, um dos pontos para os quais estão sendo levados os turistas que ficaram presos pelas chuvas em Machu Picchu.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que o envio da ajuda atende a um "pedido das autoridades peruanas" e que a assistência humanitária "atenderá a todos os necessitados, tanto brasileiros como os demais turistas e a população peruana afetada pelas chuvas".

Autoridades peruanas retiraram cerca de 1.400 turistas da região de Machu Picchu, depois que a forte chuva e deslizamentos de terra deixaram a região isolada.

Aproveitando uma brecha no mau tempo, o governo enviou helicópteros para resgatar as pessoas, mas cerca de 800 turistas permanecem no local. Na quinta-feira, o governo peruano informou que o resgate dos centenas de turistas presos em Machu Picchu pode ser concluído ainda nesta sexta-feira . Tudo vai depender das condições climáticas do local. Até a noite de quinta-feira, 180 brasileiros já tinham sido resgatados. Cerca de 100 passaram a noite lá, segundo o Itamaraty.

Mais de 80 mil pessoas foram afetadas pela chuva no Estado de Cuzco, e 14 mil hectares de terra cultivável foram perdidos, segundo o presidente regional, Hugo Gonzalez.

Essas foram as piores chuvas na região em 15 anos, e cerca de 5 mil casas ficaram totalmente inabitáveis. O governo local calcula prejuízos de US$ 180 milhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]