Rocco Morabito em imagem de maio de 2021, enquanto era transferido para Brasília após sua prisão em João Pessoa| Foto: EFE/Joédson Alves
Ouça este conteúdo

O mafioso Rocco Morabito, principal líder da máfia calabresa 'Ndrangheta na América do Sul, chegou a Roma nesta quarta-feira (6) após ser extraditado do Brasil, onde foi preso no ano passado.

CARREGANDO :)

A Justiça brasileira havia autorizado sua extradição em março, decisão confirmada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) em 5 de maio.

Morabito, de 56 anos, tem contra si condenações por tráfico internacional de drogas em Milão, Palermo e Reggio Calabria que somam 30 anos de prisão. Conhecido nos anos 1990 como “o rei da cocaína de Milão”, ele estava foragido desde 1994 e era considerado o segundo fugitivo mais procurado pela Itália.

Publicidade

Usando nome e passaporte brasileiros falsos, ele havia sido preso em João Pessoa em maio de 2021, três anos depois de ter fugido de uma prisão no Uruguai.

A ‘Ndrangheta hoje é considerada o grupo mafioso mais poderoso da Itália, mas o número 1 na lista de fugitivos do país é Matteo Messina Denaro, chefe da máfia siciliana Cosa Nostra, foragido desde 1993.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]