• Carregando...

Um fugitivo brasileiro condenado por dois homicídios - incluindo o assassinato de um líder sindical na Amazônia - foi preso em Massachusetts, informaram nesta terça-feira autoridades federais.

Segundo representantes de uma entidade encarregada de imigração nos EUA (a U.S. Immigration and Customs Enforcement), José Serafim Sales, de 40 anos, conhecido como Barrerito, foi capturado perto de Boston, no dia 25 de abril, em consequência de uma investigação de autoridades americanas e brasileiras.

Sales, que escapou da prisão em março de 2000, foi condenado por matar, em 1991, Expedito Ribeiro de Souza, que defendia trabalhadores rurais contra ricos proprietários de terras na Amazônia. O assassinato na cidade de Rio Maria provocou protestos de ambientalistas americanos, que disseram que o governo brasileiro estava falhando em proteger os defensores da floresta Amazônica.

Sales, que também foi condenado por outro assassinato na região de Rio Maria e é acusado de um terceiro, foi sentenciado em 1995 a 25 anos de prisão. Um fazendeiro da Amazônia foi condenado em 2000 por contratar Sales para matar Souza.

Sales mora nos Estados Unidos há três anos e foi preso em Somerville, uma cidade densamente povoada nos arredores de Boston, afirmaram autoridades dos EUA em um comunicado.

Os Estados Unidos iniciaram o processo de extradição de Sales ao Brasil.

- Nós não permitiremos que os EUA sejam um refúgio seguro para assassinos e violadores dos direitos humanos - disse Matthew Etre, agente especial do ICE em Boston.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]