• Carregando...

O brasileiro João Clemente Baena Soares foi indicado nesta sexta-feira para a comissão de três membros das Nações Unidas que vai investigar supostas violações dos direitos humanos cometidas por Israel durante a recente guerra no Líbano. Baena Soares foi secretário-geral da Organização dos Estados Americanos.

O Conselho de Direitos Humanos, composto por 47 países, pediu em agosto a formação de uma Comissão de Inquérito para investigar "ataques e assassinatos sistemáticos" contra civis libaneses. A resolução, apresentada por países da Organização da Conferência Islâmica e a Liga Árabe, também pediu que sejam examinados os tipos de armas usados por Israel, sua conformidade com o direito internacional e seu impacto sobre as propriedades, a infra-estrutura e o meio ambiente.

O embaixador mexicano na ONU, Luis Alfonso Alba, que preside o Conselho de Direitos Humanos, anunciou as indicações nesta sexta-feira, após realizar consultas. Além do brasileiro, a comissão será formada por Mohamed Chande Othman, juiz da Suprema Corte da Tanzânia, e pelo professor universitário grego Stelios Perrakis.

O grupo pretende se reunir em breve em Genebra para discutir seus procedimentos, mas não se sabe quanto o trio viajará à região, segundo José Luis Diaz, porta-voz de Direitos Humanos da ONU.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]