Sul-africanos aguardam para serem vacinados em centro de saúde de Johannesburg, 3 de junho
Sul-africanos aguardam para serem vacinados em centro de saúde de Johannesburg, 3 de junho| Foto: EFE/EPA/Kim Ludbrook

Uma terceira onda de Covid-19 está avançando "agressivamente" no continente africano, onde a variante que emergiu na Índia está ganhando terreno e a escassez de vacinas continua, segundo alertou nesta quinta-feira (10) o diretor do Centro para Controle e Prevenção de Doenças da África (África CDC), John Nkengasong.

"Podemos ver claramente que a variante B.1.617, que surgiu na Índia, está crescendo no continente, mas ainda não temos dados epidemiológicos que sugiram que esteja por trás da terceira onda", declarou Nkengasong em uma coletiva de imprensa virtual.

Pelo menos 13 dos 55 Estados-membros da União Africana (UA) - o órgão do qual depende o África CDC - já registraram esta variante; incluindo Quênia, Uganda, África do Sul, Marrocos e Nigéria.

As vacinas continuam escassas no continente no contexto desta terceira onda e, no ritmo atual, apenas sete das 54 nações soberanas da região (sem contar o Saara Ocidental) atingiriam a meta de vacinar 10% de sua população até setembro, a menos que a África receba 225 milhões de doses a mais, segundo informou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Conforme nos aproximamos de cinco milhões de casos e uma terceira onda começa na África, muitas das pessoas mais vulneráveis ainda estão perigosamente expostas à Covid-19", advertiu o diretor da OMS para o continente, Matshidiso Moeti, em outra conferência virtual. Ele pediu que os países que tenham capacidade compartilhem vacinas.