Presidente argentino disse confiar que Macron sairá vitorioso do segundo turno das eleições presidenciais da França no domingo (24).
Presidente argentino disse confiar que Macron sairá vitorioso do segundo turno das eleições presidenciais da França no domingo (24).| Foto: Reprodução/Twitter/Alberto Fernández

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, expressou neste sábado (23) sua confiança de que o presidente francês Emmanuel Macron sairá vitorioso do segundo turno das eleições presidenciais da França no domingo (24). “Confio que o povo francês encontrará em Emmanuel Macron o caminho do respeito à diversidade em um quadro democrático que todos devemos promover e consolidar”, escreveu Fernández em sua conta oficial no Twitter, acompanhando a mensagem com uma foto ao lado de Macron.

O chefe de Estado argentino destacou ainda que "os falsos nacionalismos" da extrema-direita "não passam de entraves de uma época repleta de discriminação e ódio", em alusão à ultraconservadora Marine Le Pen, adversária de Macron no segundo turno. Fernández ressaltou que o presente deve passar pela defesa da democracia, o respeito aos direitos humanos, a ampliação dos direitos e a busca de uma sociedade mais igualitária.

"Neste mundo que se globalizou e que tem tanta dificuldade em desenvolver-se respeitando o multilateralismo, a Europa e a América Latina são chamadas a impedir o hegemonismo e aprofundar os laços muito sólidos que as unem", completou.

Desde sua chegada à presidência em 2019, Fernández mantém um bom relacionamento com seu homólogo francês, com quem se encontrou em Paris em maio de 2021 como parte de uma viagem internacional para obter apoio para a renegociação da dívida argentina com o Fundo Monetário Internacional (FMI).