Exército de Libertação Popular da China (PLA) realizando exercícios militares
Exército de Libertação Popular da China (PLA) realizando exercícios militares| Foto: ISAAC LAWRENCE/AFP

A abordagem do Ocidente para conter a China é semelhante à sua incapacidade de impedir a agressão da Alemanha nazista, disse Andrew Hastie, chefe do comitê de inteligência do Parlamento da Austrália. Em um artigo publicado na quinta-feira (8), ele alertou para as ambições estratégicas do Partido Comunista Chinês, dizendo que a política externa e a expansão militar de Pequim representam uma ameaça fundamental.

Hastie disse que muitos ocidentais erraram ao pensar que a liberalização econômica da China nas últimas décadas levaria a maiores liberdades democráticas. “Esta foi a nossa Linha Maginot. Isso nos manteria seguros, assim como os franceses acreditavam que suas séries de fortes de aço e concreto os protegiam contra o avanço alemão em 1940”, escreveu ele no jornal Sydney Morning Herald and the Age. “Mas o pensamento deles falhou catastroficamente. Os franceses não conseguiram apreciar a evolução da guerra-relâmpago. Como os franceses, a Austrália fracassou em ver quão agressivo nosso vizinho autoritário se tornou”.

A embaixada da China em Canberra criticou os comentários de Hastie, acusando-o de ter uma mentalidade da Guerra Fria e "viés ideológico". "Isso vai contra a tendência mundial de paz, cooperação e desenvolvimento", disse a embaixada em um comunicado. "É prejudicial para as relações entre a China e a Austrália". A Austrália tem uma aliança de defesa de longa data com os Estados Unidos, mas seu principal parceiro comercial é a China.