Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Violência e política

Democrata acusa Trump de incitar ódio racista que teria motivado massacre no Texas

Apoiador de Trump grita em direção a manifestantes contrários ao presidente a caminho de um comício no final de semana em Cincinnati. (Foto: Jabin Botsford / Washington Post)

O pré-candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Beto O’Rourke, acusou a retórica anti-imigração de Donald Trump de instigar o racismo e de ser um dos motivos diretos para o aumento da violência e de ataques armados como o massacre de El Paso, no sábado, que deixou 20 mortos e mais de 40 feridos. Menos de 24 horas depois, outro atirador matou 9 pessoas em Dayton, no Ohio.

O atirador de El Paso, Patrick Crusius, deixou um recado em redes sociais dizendo que agia em “resposta à invasão hispânica do Texas”. Em entrevista à CNN, O’Rourke, que é de El Paso, afirmou ver um nexo direto dos comentários negativos de Trump contra islâmicos, imigrantes e pessoas de cor com o aumento dos crimes de ódio. “Ele é um racista. E está instigando o racismo, o que muda fundamentalmente o caráter de nosso país e leva à violência”.

Os recentes ataques reacenderam o debate em torno do controle de armas no país. O presidente Trump, no entanto, se limitou a prestar condolências às famílias dos mortos e parabenizar a reação da polícia. “Estamos obtendo rapidamente muita informação em Dayton. Muito se aprendeu em El Paso. As autoridades policiais foram rápidas nos dois casos”, tuitou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.