Apoiador de Trump grita em direção a manifestantes contrários ao presidente a caminho de um comício no final de semana em Cincinnati.
Apoiador de Trump grita em direção a manifestantes contrários ao presidente a caminho de um comício no final de semana em Cincinnati.| Foto: Jabin Botsford / Washington Post

O pré-candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Beto O’Rourke, acusou a retórica anti-imigração de Donald Trump de instigar o racismo e de ser um dos motivos diretos para o aumento da violência e de ataques armados como o massacre de El Paso, no sábado, que deixou 20 mortos e mais de 40 feridos. Menos de 24 horas depois, outro atirador matou 9 pessoas em Dayton, no Ohio.

O atirador de El Paso, Patrick Crusius, deixou um recado em redes sociais dizendo que agia em “resposta à invasão hispânica do Texas”. Em entrevista à CNN, O’Rourke, que é de El Paso, afirmou ver um nexo direto dos comentários negativos de Trump contra islâmicos, imigrantes e pessoas de cor com o aumento dos crimes de ódio. “Ele é um racista. E está instigando o racismo, o que muda fundamentalmente o caráter de nosso país e leva à violência”.

Os recentes ataques reacenderam o debate em torno do controle de armas no país. O presidente Trump, no entanto, se limitou a prestar condolências às famílias dos mortos e parabenizar a reação da polícia. “Estamos obtendo rapidamente muita informação em Dayton. Muito se aprendeu em El Paso. As autoridades policiais foram rápidas nos dois casos”, tuitou.