Erupção vulcânica começou na tarde deste domingonos arredores de Las Manchas, en El Paso (La Palma)
Erupção vulcânica começou na tarde deste domingonos arredores de Las Manchas, en El Paso (La Palma)| Foto: EFE/Miguel Calero

O vulcão Cumbre Vieja, localizado no arquipélago atlântico das Ilhas Canárias, na Espanha, entrou em erupção neste domingo após mais de uma semana de “avisos”, ou seja, depois de produzir milhares de pequenos terremotos em seu entorno.

Uma enorme coluna de fumaça e cinzas é visível na região. Os terremotos começaram na ilha de La Palma no último dia 11, com focos a mais de 20 quilômetros de profundidade, mas subindo de forma progressiva para a superfície.

Na manhã deste domingo as autoridades começaram a retirar do local os moradores com problemas de mobilidade nas áreas mais próximas da zona vulcânica. O presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, escreveu no Twitter sobre o aumento do risco sísmico na ilha, e garantiu que o país está preparado para agir de forma coordenada em qualquer situação.

Desde que existem registros históricos - a partir da conquista das Ilhas Canárias no século XV -, La Palma foi palco de sete das 16 erupções vulcânicas do arquipélago. La Cumbre Vieja é um dos complexos vulcânicos mais ativos do arquipélago. Nela ocorreram duas das últimas três erupções registradas nas ilhas, o vulcão San Juan, em 1949, e o Teneguía, em 1971.