Mulheres olham relógios em um estande no Kingdom Centre em Riad, Arábia Saudita
Mulheres olham relógios em um estande no Kingdom Centre em Riad, Arábia Saudita| Foto: Simon Dawson / Bloomberg

A Arábia Saudita anunciou que permitirá que alguns negócios permaneçam abertos 24 horas por dia. O anúncio causou dúvidas sobre se o país estaria pondo fim a regras que exigem que as lojas fiquem fechadas por 30 minutos durante cada uma das cinco orações diárias do Islã.

A decisão anunciada nesta terça-feira (16) permite que lojas e restaurantes operem o dia todo em troca do pagamento de uma taxa, de acordo com a agência de notícias oficial da Arábia Saudita. A novidade foi bem recebida pela sociedade, mas houve confusão sobre se o reino islâmico estaria encerrando a sua prática de obrigar as lojas a fecharem durante as orações. Isso seria outro grande afrouxamento das regras desde que o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman começou uma reforma da economia para reduzir a sua dependência de petróleo. Um representante do governo não foi claro em uma entrevista à televisão ao explicar se um comércio que permanecesse aberto durante as orações estaria violando a lei.

Nos últimos dois anos, o governo suspendeu a lei que proibia mulheres de dirigir, permitiu a abertura de cinemas e patrocinou shows para públicos mistos em um país onde raramente se ouvia música em público.