Supermercado em Buenos Aires: preços ao consumidor acumularam alta de 36,2% no primeiro semestre de 2022.| Foto: EFE/Juan Ignacio Roncoroni
Ouça este conteúdo

O governo da Argentina intensificou as tarefas de controle de preços em supermercados e hipermercados do país com a intenção de “desmantelar manobras especulativas”, segundo comunicado do Ministério da Economia publicado no sábado. “Diferentes áreas do governo intensificaram as operações de controle de preços visando desmantelar manobras especulativas em diferentes estabelecimentos como supermercados e hipermercados”, destacou o comunicado. “Estamos planejando garantir o melhor processo de fiscalização. O governo de Mauricio Macri (2015-2019) o destruiu, passando de 500 para 13 inspetores”, disse o titular da Secretaria de Comércio, Martín Pollera.

Esta operação ocorre duas semanas após o governo argentino ter anunciado a renovação do programa “Preços Cuidados”, mecanismo que visa fornecer um valor de “referência” para o custo dos produtos considerados de consumo diário. O plano ressurgiu como resultado dos altos números da inflação no país e como forma de congelar os preços de cerca de 949 produtos de mercearia, limpeza, perfumaria, alimentos e bebidas. “Com o objetivo de cuidar mais efetivamente dos bolsos dos argentinos diante de abusos e incumprimentos, estamos trabalhando na Secretaria, com províncias e municípios, para cobrir todo o território nacional”, ressaltou Pollera. Além disso, as operações também foram realizadas em empresas que produzem bens de consumo de massa com “alto poder de mercado” e no transporte de mercadorias para regular a documentação correspondente e evitar “manobras de sonegação de impostos”.