vacina astrazeneca
Caixa com doses da vacina da AstraZeneca contra Covid-19 em um refrigerador de um centro de vacinação no Reino Unido| Foto: Andrew Matthews / POOL / AFP

A Noruega e a Dinamarca suspenderam temporariamente, a partir desta quinta-feira (11), a aplicação da vacina da AstraZeneca contra Covid-19, a fim de investigar se o imunizante está relacionado à formação de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas.

As autoridades de saúde dinamarquesas disseram que tomaram a decisão depois que uma mulher de 60 anos morreu devido a formação de um coágulo sanguíneo após ter recebido a vacina da AstraZeneca. Um caso semelhante ocorreu na Áustria, após imunização com uma dose do mesmo lote, o que levou as autoridades austríacas e italianas a cancelar o uso deste lote de vacinas.

Contudo, as próprias autoridades dinamarquesas reconhecem que, neste momento, não é possível saber se há relação causal entre a formação de coágulo sanguíneo e a vacina. Trata-se de uma decisão preventiva bastante cautelosa, até que seja realizada uma investigação.

Após o anúncio a AstraZeneca disse, segundo a agência de notícias Reuters, que a segurança de sua vacina foi amplamente estudada em testes em humanos e dados revisados ​​por pares confirmaram que a vacina foi geralmente bem tolerada. A farmacêutica também esclareceu que suas vacinas foram submetidas a controles de qualidade rigorosos e que não houve "nenhum evento adverso sério associado à vacina" durante os testes clínicos.