Ferido recebe tratamento em um hospital após ataque de drone que deixou ao menos 30 civis mortos na província de Nangarhar, Afeganistão, 19 de setembro de 2019| Foto: NOORULLAH SHIRZADA / AFP

Um ataque por drones das forças de segurança do Afeganistão, apoiadas pelos Estados Unidos, deixou pelo menos 30 civis mortos e 40 feridos na noite de quarta-feira (18).

O ataque aéreo tinha o objetivo de destruir um esconderijo usado por militantes do Estado Islâmico, mas atingiu acidentalmente o campo de agricultores na área de Wazir Tangi, na província de Nangarhar, disseram três funcionários do governo à Reuters. O ministério da Defesa em Cabul confirmou a ação, mas se recusou inicialmente a divulgar o número de mortos. Os EUA não se manifestaram.

Malik Rahat Gul, líder tribal na região, disse à rede de notícias Aljazeera que o ataque aconteceu quando os trabalhadores descansavam após ter trabalhado na colheita de nozes reunidos ao redor de uma fogueira.

Publicidade

Forças afegãs e combatentes do Talibã têm aumentado os ataques depois do colapso das negociações de paz entre o grupo armado e os Estados Unidos no começo de setembro.