Ataque terrorista em igreja católica na Indonésia deixa ao menos 19 pessoas feridas
Policiais indonésios posicionados em frente à Catedral do Sagrado Coração de Jesus, alvo de ataques terroristas na manhã deste domingo| Foto: AFP

Um atentado terrorista em uma catedral católica na cidade de Makassar, no leste da Indonésia, na manhã deste domingo (28), deixou pelo menos 19 feridos. O ataque ocorreu enquanto os fiéis celebravam o Domingo de Ramos, importante celebração católica.

Duas pessoas em uma motocicleta explodiram uma bomba por volta das 10h20 (horário local) no portão do complexo da Catedral do Sagrado Coração de Jesus, segundo o inspetor-geral Raden Prabowo Argo Yuwono, porta-voz da Polícia Nacional da Indonésia. Pouco antes da explosão, disse Argo, os terroristas suicidas haviam sido parados pela equipe de segurança da igreja por estarem em atitude suspeita. Até agora foram confirmadas as mortes apenas dos terroristas.

Joko Widodo, presidente do país, condenou o ataque e afirmou que a polícia iniciou uma investigação. Ele afirmou que se trata de um atentado terrorista e disse que “o estado garante a segurança das pessoas religiosas para adorar sem medo”.

A Indonésia, nação de maioria muçulmana, tem uma minoria cristã significativa. Nos últimos anos, integrantes do Estado Islâmico no Sudeste Asiático têm atacado locais de culto cristão, principalmente católicos, na Indonésia e nas Filipinas.