Forças de segurança israelenses inspecionam as proximidades da Esplanada das Mesquitas depois de ataque a tiros no domingo, 21 de novembro.| Foto: Yonanta Sindel/EFE/EPA
Ouça este conteúdo

Um palestino de 42 anos que vivia em Jerusalém Oriental abriu fogo na Esplanada das Mesquitas, localizada na Cidade Velha de Jerusalém, neste domingo, matando uma pessoa e ferindo outras três, incluindo dois policiais. O agressor, identificado como Fadi Abu Shkhaydam, foi morto pela polícia. De acordo com a BBC, ele seria membro do Hamas, o que foi confirmado por porta-vozes do próprio grupo terrorista.

Omer Bar-Lev, ministro israelense de Segurança Interna, deu mais detalhes sobre o ataque, ainda segundo a BBC. De acordo com Bar-Lev, o atirador teria usado uma submetralhadora e estaria disfarçado de judeu ortodoxo. A Esplanada das Mesquitas é o local onde se encontra, também, o Muro das Lamentações ou Muro Ocidental, única parte remanescente do Templo de Herodes, destruído pelos romanos em 70 d.C. Também na Esplanada das Mesquitas está o Domo da Rocha, construído no local onde, segundo a tradição islâmica, Maomé teria subido aos céus.