Membro da segurança curda iraquiana faz a guarda em frente ao restaurante onde duas pessoas foram mortas em Irbil, capital da região semiautônoma do Curdistão no norte do Iraque, em 17 de julho| Foto: SAFIN HAMED / AFP

Atiradores mataram um diplomata turco e outro homem quando eles almoçavam em um restaurante na cidade de Irbil, norte do Iraque, nesta quarta-feira (17). O caso de violência não é comum na capital da região semiautônoma do Curdistão iraquiano. No ataque, feito por atiradores não identificados, foram mortos o vice-cônsul-geral em Irbil e um cidadão iraquiano que o acompanhava, segundo o Ministério de Relações Exteriores do Iraque. Um outro civil também saiu ferido.

Até o momento nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque. A Turquia tem conduzido há anos uma campanha militar no norte do Iraque contra o Partido dos Trabalhadores do Curdistão, o PKK, com ataques aéreos, artilharia e forças especiais. O PKK, que conduz uma insurgência contra a Turquia que já dura décadas, é considerado uma organização terrorista pela Turquia, Estados Unidos e União Europeia. No sábado, a Turquia anunciou uma missão com o objetivo de destruir esconderijos do PKK no norte do Iraque.