Manifestantes protestaram em frente à residência oficial do embaixador da China no Brasil
Manifestantes protestaram em frente à residência oficial do embaixador da China no Brasil| Foto: Divulgação/Movimento Democracia Sem Fronteiras

Um grupo de cerca de 20 ativistas do Movimento Democracia Sem Fronteiras protestou nesta quinta-feira (1º) em frente à residência oficial do embaixador da China em Brasília, Yang Wanming, contra violações de direitos humanos cometidas pelo governo chinês. De acordo com a organização, trata-se de um ato simbólico de protesto pelo dia 1º de julho, data que marca o retorno de Hong Kong à China – que até 1997 era colônia britânica.

"A democracia, as liberdades de imprensa e religiosa são direitos fundamentais e constantemente a China tem violado esses direitos", disse em nota o presidente do movimento, Jorge Santos, acrescentando que o objetivo do ato é promover um debate sobre o assunto no Brasil. De acordo com a organização, a polícia que estava acompanhando o protesto impediu que eles utilizassem um mini trio elétrico e inflassem o boneco do Ursinho Pooh, que é símbolo do movimento e é censurado na China desde 2013.